O Clube EDP prepara-se para um novo ciclo de liderança com as eleições dos seus Órgãos Sociais Nacionais, a decorrerem no Auditório Raul Bessa, nas instalações da EDP, em Coimbra, no dia 28 de março. Os sócios são chamados a votar na Lista A, que se apresenta com um programa de ação assente na continuidade, mantendo a maioria dos Dirigentes do atual mandato.
Entre os principais pontos do programa destacam-se a dinamização das Delegações e Associados, a melhoria da comunicação interna, a reorganização do Clube, o reforço da sustentabilidade financeira, a promoção de atividades desportivas e culturais, e a celebração dos 50 anos do Clube em 2026.
Esta eleição marca um momento importante para o futuro do Clube EDP, que pretende continuar a crescer e a fortalecer a ligação entre os seus associados e as empresas que representam a marca EDP.
Clube do Pessoal EDP - Lista A - Programa de ação para o triénio 2025/2027
Por um clube, mais e mais, ao serviço dos sócios
A Lista A apresenta-se ao Clube EDP como uma solução de continuidade, mantendo a maioria dos Dirigentes do mandato em curso, tendo consciência de que cada período tem os seus desafios associados e este triénio não foge a esta regra.
Neste novo triénio, propomo-nos continuar a fazer o que entendemos que correu melhor e dinamizar áreas com potencial de melhoria.
Apresentamos o nosso compromisso em 10 pontos:
1 – Dinamização das Delegações e dos Associados
Os tempos atuais estão difíceis para o ativismo e o voluntariado, em todos os setores da vida social. O Clube EDP não foge à regra. O primeiro objetivo é o de estimular a realização de atividades por todas as Delegações e envolver cada vez mais associados, com o apoio dos membros da Direção Nacional aos Dirigentes locais.
2 – Comunicação
Esta Direção continuará a dar passos importantes no sentido de melhorar a comunicação entre todos, divulgando o que de melhor se faz no Clube EDP por todo o país. De destacar a Newsletter que passou a ser mensal, o novo site do Clube em lançamento e o esforço feito para constituir uma base de dados de endereços de email de todos os sócios, com o envolvimento do Grupo EDP.
3 – Reorganização do Clube
A organização atual do Clube EDP tem a idade do Clube e foi dimensionada para uma realidade muito diferente da atual. Já muitas reflexões foram iniciadas, mas não foi ainda possível estabelecer um consenso suficientemente amplo, que envolva os Órgãos Sociais do Clube e as Delegações, que permita avançar com uma reorganização que simplifique a estrutura de coordenação do Clube, local e nacional. Fica o compromisso de conseguirmos dar passos decisivos nesta área até 2027.
4 – Sustentabilidade Financeira
É sabido que as empresas têm vindo a diminuir significativamente os apoios financeiros e de todo o género concedidos ao Clube. A resposta encontrada, para manter e até impulsionar a atividade do Clube foi aumentar as quotizações em 50 cêntimos e alargar o copagamento dos participantes nas atividades desenvolvidas.
Após um intenso processo de reuniões e negociações com a EDP, foi possível garantir para o próximo triénio uma base de apoio muito importante, que reconhecemos. Não obstante continuaremos a insistir junto das empresas para contribuírem com o que se comprometeram com o Clube, continuaremos a contar com o apoio dos Sócios no suporte das atividades para si desenvolvidas.
Uma outra vertente, é a redução e optimização de custos, que continuaremos a perseguir tanto a nível da Direção Nacional como das Delegações locais.
5 – Dinamização da Atividade Desportiva e Cultural
Daremos continuidade ao modelo implementado de competições nacionais trimestrais descentralizadas, que tanto sucesso tiveram nos últimos 3 anos, mantendo o seu custo em patamares muito controlados.
De forma a podermos aumentar o número de modalidades e participantes, faremos esforço para estabelecer parcerias locais na organização com Autarquias e clubes locais, dinamizando também o conhecimento do Clube e o impacto positivo da marca EDP.
A componente cultural, que esteve menos visível neste mandato, será objeto de novas iniciativas.
6 – Ligação às Empresas
Procuraremos novas formas e ocasiões de dinamização da ligação dos Sócios às empresas, que foram e continuam a ser o principal elo de ligação entre todos.
7 – Funcionamento
Continuaremos a aposta no funcionamento ágil e seguro de todos os serviços do Clube, assentes sobretudo na comunicação digital e no trabalho diligente dos Funcionários e Dirigentes do Clube, em todos os locais.
Não obstante termos cada vez menos funcionários próprios, contamos com a dedicação dos Dirigentes para o bom funcionamento do Clube.
8 – Férias
Continuaremos a investir nesta parcela da atividade do Clube, através do empenho em proporcionar cada vez melhores opções aos Sócios e melhorando o Parque Social da Ribeira do Tomão, para que cada vez mais Sócios dele possam usufruir e em melhores condições.
9 – 50 anos do Clube
Organizaremos em 2026 as comemorações dos 50 anos do Clube do Pessoal EDP, a par, esperamos, das celebrações dos 50 anos da EDP, envolvendo todas as estruturas do Clube.
10 – Transparência e envolvimento
Continuaremos a fazer a divulgação das atas da Direção Nacional por todas as Delegações e a dinamizar a participação na gestão do Clube de todos os membros, efetivos e suplentes, de todos os Órgãos Sociais do Clube.
Para perseguirmos estas iniciativas muito dependeremos do esforço e boa vontade de todos, Dirigentes e Sócios, a quem desafiamos a aumentar o nível de participação em todas as áreas do Clube EDP.




