Olá a todos,
Ao longo dos últimos dias, e atendendo à evolução da situação na Ucrânia, realizámos várias diligências junto de parceiros nacionais e internacionais relevantes e contactámos as nossas equipas que se encontram nos países fronteiriços, nomeadamente Polónia, Roménia e Hungria.
A EDP quer, com a maior celeridade possível, dar uma resposta concertada às diferentes e reais necessidades que estão a ser identificadas por organizações reconhecidas e credíveis que se encontram no terreno. Após avaliação do mapeamento destas carências será possível agir com maior eficácia e de acordo com as prioridades assinaladas. Queremos promover soluções para ajudar todos aqueles que, neste momento, estão a ser vítimas deste conflito.
Para garantir um apoio imediato, a EDP vai colaborar, numa primeira fase com duas entidades:
- Médicos do Mundo (Clique para aceder ao link)
- Cruz Vermelha Internacional (Clique para aceder ao link)
Partilhamos convosco os links e dados oficiais destas organizações para que, caso tenham interesse, possam também apoiar esta causa.
A EDP Renováveis, pela sua presença nos mercados da Polónia, Roménia e Hungria, vai avançar também com um apoio significativo a localidades junto da fronteira com a Ucrânia, – Tomaszów Lub., Jarczów e Tyszowce, na Polónia e Tulcea, na Roménia.
Em paralelo, a EDP está em contacto com a ONG Médicos do Mundo para dinamizar uma campanha de angariação de bens em geografias onde o Grupo EDP está presente. Iremos dar-vos novidades sobre este tema assim que possível, para que todos os que queriam se possam juntar a esta causa.
No mesmo sentido, a EDP contactou diversas autoridades governamentais para assegurar uma participação ativa no esforço coletivo de apoio à receção de refugiados.
O momento que, infelizmente, estamos a viver reforça a importância do nosso papel enquanto organização socialmente responsável, pelo que iremos continuar a acompanhar atentamente a situação na Ucrânia e o seu impacto no mundo para podermos contribuir no apoio a todos os impactados. Continuaremos a reforçar o diálogo com as organizações que estão a trabalhar no terreno para garantirmos um apoio real e efetivo face à urgência instalada. Apelamos à participação de todos e agradecemos os contactos e a ajuda que temos recebido nestes últimos dias.
Caso queiram partilhar sugestões de apoio e iniciativas solidárias, agradecemos que enviem email para sico@edp.com.
Obrigado.
