Pesquisa

Voluntariado EDP 2019

Clube EDP
Voluntários, estão prestes a abrir inscrições para os turnos de reablitação de casas de quem mais precisa em Lisboa e Porto, com a parceira Just a Change.

Desde 2018, o Voluntariado EDP associou-se ao projeto de reabilitação de casas em zonas urbanas da Associação Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal.

Mais do que intervir apenas nas casas, este projeto procura levar esperança a famílias carenciadas através de uma habitação digna. Em muitos casos tratam-se de pessoas idosas com baixos níveis de rendimento. 

Atreva-se a transformar a casa de alguém. Quem vamos ajudar?

Lisboa

A Sra. D. Ana e o marido vivem com os seus três filhos e têm passado por alguns problemas financeiros que, agora que ambos estão empregados, estão a conseguir resolver. Os quartos onde vivem ficam num anexo cujo telhado contém amianto o que, além de representar um perigo para a saúde, está também danificado e deixa entrar água para dentro da habitação.

Porto

A Sra. D. Maria de Lourdes vive sozinha, depois do falecimento do marido e dos dois filhos. Tem um neto que vive perto, mas que não lhe presta qualquer apoio. O seu único apoio é uma vizinha, que lhe dá apoio desde há 4 meses. Este apoio passa pela limpeza da casa, da roupa e preparação de refeições, bem como por alguma companhia durante o fim-de-semana. Ficou cega há 13 anos e tem enfrentado alguns problemas de mobilidade. 

A casa encontra-se muito degradada: os tetos estão a cair, há problemas elétricos, sinais de acumulação e evidências da presença de ratos nas divisões não utilizadas. 

O que é preciso fazer?

As principais tarefas a desempenhar pelos voluntários são:

-Reparação e pintura de paredes/tetos;
-Construção integral de casa de banho;
-Reconstrução do telhado;
-Reparação do pavimento;
-Colocação de azulejo;
-Criação de divisórias;
-Remoção de entulho;
-Montagem de mobiliário.

O Voluntariado EDP assegura:

-T-shirt
-Seguro de voluntariado
-EPI´s (luvas, capacetes)
-EPC´s (andaimes)
 
Datas
1º semestre: de 15 em 15 dias, à terça feira, entre 8 de outubro e 28 de janeiro

2º semestre: a definir
 

Faça parte deste projeto, inscreva-se aqui.