Motards
Motards
Reza a história que tudo ganha força na Formação em Sacavém, onde se encontram três amantes das motas. Dado que a modalidade não existia no Clube do Pessoal, Nunes Simões de Praias do Sado, Pacheco Alves do Barreiro e Carlos Gonçalves de Castelo de Bode, germinam ali a criação de um grupo de “Motociclismo” da EDP que denominam “Eletrões do Asfalto”.
E se é na Central de Setúbal que parece ter inicialmente nascido a ideia, também é aí que os dois primeiros, via email, lançam o desafio para serem contatados por colegas do Grupo Edp. A Intenção anunciada era a de saber: Quem são; Quantos São e o Que poderiam fazer, para a realização em Maio de uma primeira Concentração dos “Eletrões do Asfalto”, nas instalações Sociais de Castelo de Bode.
Da enorme adesão que então acontece, nasce a convicção da importância de ser o Clube Edp a liderar e dinamizar esta ideia. Como tal, sócios das Delegações de Lisboa e Praias do Sado solicitam ás suas Direções que façam chegar á Direção Geral, a vontade de criação de uma Secção de Motards, com âmbito Nacional
Por proposta daquelas Delegações, no início de 2001 a então Direção Geral aprova em Coimbra, a existência da Secção de Motociclistas do Clube EDP. Rapidamente aderem mais de 200 sócios, pertencentes a delegações e locais de trabalho de todo o Portugal.
Embora não sendo motard, o saudoso sócio Aníbal Afonso imagina ao almoço e desenha numa toalha de mesa, aquele que ainda hoje é o nosso logotipo, embora já trabalhado informaticamente.
A 5 e 6 de Maio do mesmo ano, realizava-se então em Castelo de Bode o 1º Encontro, daquele que passou a ser denominado “Motards Clube EDP”. Ali estiveram cerca de 150 amantes das 2 rodas, colaboradores da EDP vindos de quase todos os locais, onde a nossa Empresa está implantada.
Organizamo-nos então por zonas, com coordenadores que desenvolviam um papel fantástico junto dos nosso colegas de Empresa que eram motards.
Para a história, aqui fica os nomes dos primeiros coordenadores de Zona em 2001:
– Responsável da DG– Carlos Fernandes; Coordenadores de Zonas/regiões: Viana do Castelo-José Costa; Porto-Telmo Cunha; Bragança– Romeu Salvador; Coimbra-Carlos Santos; Leiria– João Gaspar; Castelo Bode– Carlos Gonçalves; Sacavém– João Jesus; Lisboa– C. Fernandes; Barreiro– Celso Quintanilha e Pacheco Alves; Setúbal– Nunes Simões; Beja– José Fava; Portalegre– António Franco; Sines– Castro Ferreira e Alberto Alves; Faro/Algarve– Álvaro Silva e Carlos Mariano.
De então para cá, nunca mais os motards da Clube pararam! Percorreu-se todo o nosso país e, principalmente, foi-se a locais da nossa EDP que muitos destes motards nunca pensaram visitar. Deu-se conta afinal, da grandiosidade da Empresa que todos nos orgulhamos de pertencer:
Foi assim que se organizaram Moto turísticas com visitas às Centrais Hídricas de: Castelo do Bode, Bouçã, Cabril, Aguieira, Régua, Caniçada, Alto Lindoso e Alqueva, assim como às Termoelétricas do Ribatejo, Setúbal, Sines e Carregado. Estivemos na bênção dos capacetes em Braga, Lamego, Fátima e outros locais onde aconteceu o dia Nacional do Motociclista. Foi-se a Faro, desfrutou-se das maravilhosas paisagens proporcionadas pelas concentrações em Gois e, até passamos fronteiras, com a magnífica moto turística a Sanxenxo e Santiago de Compostela.
Entretanto, assim como a Expo-moto Batalha, também Castelo do Bode, com as magníficas condições do nosso Parque de Campismo da Ribeira do Tomão, tinha passado a ser presença obrigatória no fim de semana mais próximo de 10 de Junho, data do seu aniversário.
Sem que se saiba muito bem porquê, em Janeiro de 2010 a então Direção Geral decide e informa na sua circular nº 5, que “os praticantes desta saudável modalidade deveriam passar a desenvolver a sua atividade, no âmbito das delegações a que estavam adstritos”.
Acabava assim a Secção de Motards de âmbito nacional, a qual chegou a ter 250 sócios inscritos.
É essa Secção que a Direção Nacional eleita para o triénio 2016/18 decide fazer renascer, com a enorme adesão dos motards do Norte, sempre liderados pelo grande entusiasmo do Telmo.
Volta-se então aos grandes encontros, na Batalha e outros como em Castelo de Bode, ininterruptamente a cada 10 de Junho, por ocasião de cada aniversário do nosso Parque Social, sempre com cerca de centena e meia de sócios e acompanhantes.
É a essa Secção, que esta Direção eleita em 2019 disponibiliza o seu apoio para continuarmos a organizar as nossas motos turísticas.
E assim, logo nesse ano organizamos o grande Encontro de Castelo de Bode durante 3 dias, no nosso Parque Social, onde apesar do mau tempo ainda estiveram presentes uma centena de sócios e familiares. E voltamos a encontrarmo-nos em Leiria uma trintena de motards para abalar a Fatima no dia nacional do Motociclista, para a Bênção dos Capacetes.
Infelizmente, e devido à pandemia que nos atacou, não podemos levar a efeito o programa ambicioso que tínhamos programado para o ano de 2020.
Esperamos que em 2021, tenhamos a possibilidade de organizar os nossos espetaculares convívios de motards e famílias.