Exposições de Artes Plásticas

"No Museu, habitualmente, as obras expõem-se. Revelam memórias de tempos anteriores, memórias de homens, de aconteceres e a lição das mesmas permanece às vezes só na quieta contemplação de uma harmonia gerada ou estende-se a indagações múltiplas, frutifica em saberes generosos.

Os criadores de tais obras ficaram distanciados, parece, o olhar sobre os mesmos apenas os colhe como em espelho.

Na exposição temporária como esta é, não é assim. Os homens andam por ali mais perto, são eles que ainda suportam a sua obra que não se desprendeu de todo de uma matriz estranha feita e refeita de acordo com os suportes de uma existência sempre marcada de incertezas e de precariedade. Que eles lutam por transfigurar. O que eles querem, verdadeiramente, é que a obra permaneça, mesmo que eles passem.

O pessoal da EDP sobe deste modo ao Museu, expõe-se. Expõe também as suas obras e fica a olhar os olhos dos outros homens adivinhando se eles compreenderam a mensagem mesmo se esta contém apenas uns laivos de beleza nos traços ou na cor.

É um desafio a sua atitude. Para eles. Lançado aos outros também. E o Museu cumpre-se assim.
Coloca os homens face a face e o repto que lança é apenas para campanhas de bem.
A qualidade das obras apresentadas pelos nossos Artistas, Associados do Clube, obriga-nos, cada vez mais, a uma maior selecção dos locais de Exposição, o que julgamos ter conseguido.
São benvindos os artistas do Clube do Pessoal da EDP. Pintores ou escultores tanto faz. Eles e a obra aqui ficam por algum tempo. Testemunhos vivos de um trabalho que fica para além de outro trabalho, os dois gostosos certamente. Gostoso este para o público numeroso que virá para admirar."

Dr. Alberto Correia
Director do Museu de Grão Vasco

As Exposições de Artes Plásticas, que a Direcção Geral do Clube EDP tem vindo a realizar desde 1989 abrangem o universo artístico do Clube à escala nacional.

Além das exposições a seguir referidas, o Clube tem levado a efeito nas 4 Regiões, aquando da realização das Cerimónias de Homenagem aos Trabalhadores que completam 25 anos ao serviço do Sector Eléctrico Exposições Individuais e Colectivas, nos locais onde as Sessões têm sido efectuadas.

A seguir, indicam-se as Exposições Nacionais de Artes Plásticas já realizadas pelo Clube EDP, desde 1989:

1989 - Galeria do Hotel D. Henrique - Porto
Padrão dos Descobrimentos - Lisboa
1990 - Museu de Electricidade - Lisboa 1991 - Edifício Chiado - Coimbra
1992 - Ateneu Comercial do Porto - Porto
1993 - Museu Nacional de Évora - Évora 1994 - Metropolitano de Lisboa - Lisboa 1995 - Museu de Grão Vasco - Viseu
1996 - Sociedade Martins Sarmento - Guimarães
1998 - Museu de Electricidade - Lisboa